domingo, 24 de janeiro de 2016

TOP 3: Filmes psicológicos

Hoje eu resolvi trazer a lista dos meus três filmes psicológicos preferidos.
Um dos meus gêneros preferidos de filme é esse que mexe com a sua mente, que te deixa pensando se é ficção ou realidade, se aconteceu ou não, se aconteceria na vida real.
Tentei fugir um pouco dos clichês desse gênero, por isso não tem Laranja Mecânica, que apesar de ser um ótimo filme, todos conhecem. Procurei colocar filmes um pouco menos conhecidos. Ah, e um bônus, todos eles estão disponíveis no netflix.
Vamos lá!

3. ILHA DO MEDO (2010) - Shutter Island


O filme é uma obra do renomado diretor Martin Scorsese, diretor de "O lobo de wall street", porém foge um pouco dos padrões de obra do diretor. Por muitos considerado até um filme "comum".

A trama é estrelada por Leonardo DiCaprio que faz o papel de Teddy Daniels, alter ego de Scorsese.
O filme é iniciado com a chegada de Teddy e seu assistente a Shutter Island, no Hospital Psiquiátrico Ashecliffe. Um hospital destinado ao tratamento de criminosos com problemas psiquiátricos, especialmente assassinos.
O enredo envolve insanidade e uma pitadinha da loucura dos que vivem no hospital para perturbar o expectador. 

Ilha do Medo segue a linha de um suspense mais "à moda antiga" e te faz pensar do início ao fim.

2. A PELE QUE HABITO (2011) - La piel que habito


"A pele que habito" é um filme espanhol, dirigido por Pedro Almodóvar e estrelado pelo astro Antonio Banderas.
O filme é baseado no livro Mygale de 1995 que, mais tarde, passou a ser chamado de Tarantula.

Antonio Banderas vive o doutor Robert Ledgard, um renomado cirurgião plástico obcecado pela pele humana, que tenta -ao máximo- reproduzir em seu laboratório algo parecido. Robert é casado e possui uma filha. Seu casamento vive feliz até que sua esposa sofre inúmeras queimaduras após um acidente e, posteriormente, vem a falecer. Após isso, Robert também passa por problemas com sua filha. E é isso que gera o enredo da trama.
Após a morte de sua esposa, sua obsessão com a pele humana e os processos da filha, uma louca história de suspense e drama começa.

Na minha opinião, esse foi um dos filmes mais "perturbadores" que vi no último ano. Não perturbador de dar medo, mas a trama em si é perturbadora. Alguns acham mais leve, outros bem pesado. Eu sou da segunda turma, mas apesar disso, gostei muito do filme. Muito bem feito e os atores realizaram um ótimo trabalho. É um drama de tirar o fôlego do início ao fim.

A pele que habito concorreu a palma de ouro do Festival de Cinema de Cannes.

1. OLD BOY - DIAS DE VINGANÇA (2013)



Oldboy é um filme sul coreano, dirigido por  Park Chan-wook, baseado no mangá japonês também chamado Oldboy. O filme é o segundo da "Trilogia da Vingança".

A trama gira ao redor de Oh Dae-su, que é sequestrado, do nada, e fica preso por 15 anos. Ao, finalmente, ser libertado, Oh Dae-su sai em busca de vingança e do porquê de ter sido mantido em cárcere por todo esse tempo. Ao sair, se alia à uma moça que trabalha em um sushi bar e um antigo amigo de escola. Ao decorrer do filme, se envolve num romance com essa bela moça que conheceu em um sushi bar.

Oldboy, tem um final extremamente surpreendente e, para mim, um tanto doentio. Também é um filme de drama e suspense como o filme número 2. Muito bem executado e te envolve do início ao fim, pois você sente aquele desejo de saber o que aconteceu para ele acabar sequestrado. O filme envolve bastante violência, sexo e linguagem inapropriada. Em questão de violência e sexo, acho que é o mais pesado dentre os três que eu citei.

Há um remake americano de 2013, porém esse eu não assisti. Assisti somente a obra sul coreana, que é esta, de 2003.

Foi o mais recente filme que eu assisti e mexeu com minha mente por alguns dias. Acho que é o mais recomendado da minha lista. Tem uma trama completamente envolvente e foge dos padrões de cinema, já que é um filme de um país que não estamos muito acostumados com as obras.

*BÔNUS*
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (2009) - El Secreto de Sus Ojos



O Segredo dos seus Olhos é um filme argentino, dirigido por Juan José Campanella, baseado no livro La pregunta de sus ojos.

O filme consiste na história de um ex servidor da justiça argentina recém aposentado, Benjamin Espósito. Como acaba de se aposentar, Espósito resolve aproveitar seu tempo livre escrevendo um livro e se lembra do caso mais marcante de sua carreira, o estupro e assassinato brutal de Liliana Colotto.
Ao decidir escrever sobre este caso, Espósito traz de volta toda a investigação e obsessão que nutriu pelo esclarecimento de tal crime.
E, assim, a trama se desenrola.

O segredo dos seus olhos foi o segundo filme latino americano indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O primeiro indicado é também argentino.

Resolvi colocar um bônus, pois esse filme, quando eu assisti, mexeu comigo, não de forma mais perturbadora como os dois acima ou mais assustador como o número 3, mas de uma forma mais dramática. Também é um suspense, porém esse mexe mais com o lado emocional, você se sente como um familiar de Liliana querendo resolver o caso.

Enfim, espero que gostem!

Fontes das imagens:



3 comentários:

  1. Só os dois últimos que não assisti. Amo muito os filmes do Almodóvar. Fica a dica pra você: tudo sobre minha mãe. A ilha do medo também é maravilhosa!! Já que gosta de filmes psicológicos, indico para você um estranho no ninho, com o Jack Nicholson, mr nobody com o lindo do Jared Leto e brilho eterno de uma mente sem lembrança, com o Jim Carrey. Esses dois últimos são de dar bug no cérebro, mas são incríveis!!!
    Beijos, amei os comentários sobre os filmes!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Curti bastante teu post. Principalmente por você acrescentar obras de outros países.
    Eu já assisti A Ilha do Medo e de fato acho que é bem psicológico e tem um final surpreendente (eu não tinha adivinhado aquilo de jeito nenhum rsrsrs).
    A Pele em que Habito é um filme que eu já tinha visto em tops 10 filmes estranhos/perturbadores, mas ainda não parei pra assistir. Os dois últimos eu não conhecia e me interessei bastante pelo filme coreano.

    Vou ver se consigo assistí-lo assim que der. Obrigada pelas recomendações!

    http://thisiskeyko.com

    ResponderExcluir